quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Perfumólatras!

   Meninas, o tema de hoje é perfumes, andei lendo sobre e achei bem interessante então resolvi compartilhar com vocês. Aliás, que mulher não adora encontrar aquela fragrância que, além de deixá-la mais cheirosa, ainda mostra um pouco da sua personalidade? 
   O perfume é uma mistura de óleos essenciais aromáticos, álcool e água, utilizado para proporcionar um agradável e duradouro aroma. A força de um perfume depende basicamente da concentração de matérias-primas utilizadas em sua concepção. Do ponto de vista técnico, consiste na mistura de vários ingredientes voláteis dissolvidos em álcool, que se espalham no ar em temperaturas normais.
  Ao aplicar-se o perfume sobre a pele, o calor do corpo evapora o álcool rapidamente deixando as substâncias aromáticas, que se dissipam gradualmente durante várias horas. Por isso, o perfume é aplicado nas partes mais quentes do corpo como pulso, nuca e atrás das orelhas.
  É comum ouvir falar em fragrâncias com forte - ou fraco - poder de fixação, ou seja que persistem - ou não - por várias horas. Mas o efeito não é mérito de um agente fixador como há quem acredite. Na verdade, a fixação se deve às notas de base - ou de fundo. Elas são ingredientes mais densos e persistentes, capazes de atuar na composição de modo a proporcionar uma difusão mais lenta.
§  Notas de Saída (Cabeça)
É a impressão inicial, elaborada para despertar o interesse, são as notas mais leves aquelas que "escapam" do frasco. São notas frescas como limão, bergamota, laranja, pinho, lavanda e eucalipto.
§  Notas de Coração (Corpo)
É a alma, a personalidade do perfume, são notas que expressam o tema principal da fragrância. Menos voláteis, evaporam mais devagar, são sentidas assim que o perfume "desaparece" sobre a pele. São notas mais encorpadas como as de flores, folhas e especiarias.
§  Notas de Fundo (Base)
  Garante o poder de fixação de uma fragrância, são notas que definem o cheiro que se difunde na pele. Pouco voláteis, os ingredientes evaporam lentamente, é o último acorde a ser percebido e o que permanece por mais tempo. São notas densas, como as de resinas, de madeiras e as de origem animal.

  As flores são efetivamente, as principais fontes de inspiração para os perfumistas. No entanto, os óleos essenciais usados na elaboração de um perfume pode vir também das raízes, caules, folhas, sementes, frutos, resinas, cascas de árvores, entre outros, o que proporciona um leque ilimitado de combinações. Em meio a tantas possibilidades, cabe ao perfumista decifrar harmoniosas composições e interpretar o mistério da metamorfose que cada nota - ou tom - irá gerar em um novo acorde.

 

  E para fechar o post, uma dica para vocês! Encontrei um site de perfumes com preço bem mais baixo, preço do exterior. Com entrega para todo Brasil.  Conheço pessoas que já compraram e indico. http://www.perfumagi.com




Um comentário: