quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Sun Glasses!


   


  A palavra óculos vem do termo ocularium, da Antiguidade Clássica. E ela servia para designar os orifícios feitos na cabeça das armaduras dos soldados para que eles pudessem enxergar. No século 17 surgiram os primeiros modelos com hastes fixas sobre as orelhas. Na década de 20 os antigos modelos foram substituídos pelos óculos com aros superiores ou inferiores finos e leves.
  O primeiro par de óculos foi inventado em 1885 para proteger a visão das pessoas que ficavam expostas ao reflexo da neve – entre eles, membros das expedições polares que, muitas vezes, chegavam a ficar cegos. Somente na década de 30 é que os óculos se tornaram populares. E muito depois, graças às divas do cinema Ava Gardner, Audrey Hepburn, Grace Kelly e a primeira-dama Jacqueline Kennedy – mais tarde, Jacqueline Onassis – os óculos de sol ganharam status de chique.
  Os óculos escuros conferem um certo anonimato a quem os utiliza (permitem olhar sem ser visto) e podem mesmo levar as pessoas a fazer coisas que não fariam se estivessem com os olhos expostos, como por exemplo topless.
Convém não esquecer que, mais do que um acessório de moda, os óculos de sol são um objecto essencial para proteger a vista. As radiações solares apresentam uma intensidade crescente e o risco de lesões oculares graves tem acompanhado esse fenómeno, pelo que o uso de óculos de sol é cada vez mais importante.
  E não é só no Verão que é importante usar óculos de sol. Desde que os óculos sejam de qualidade, a sua utilização não comporta qualquer risco, pelo contrário, mesmo no Outono e no Inverno existem dias com muito sol e até em dias enevoados as radiações nocivas podem atingir a superfície da Terra e lesar os nossos olhos.
  Hoje sabe-se que, para além do risco de melanoma associado à exposição solar, as lesões da retina ocorrem mais precocemente e são mais graves nos doentes expostos ao sol. Também o desenvolvimento de catarata é mais prematuro quando a exposição solar é frequente e intensa. Por tudo isto, o uso regular de óculos escuros é incentivado cada vez mais cedo. Para ter a certeza de que o modelo que escolheu confere uma protecção eficaz contra os raios solares existem alguns critérios a ter em conta. Em primeiro lugar, deve adquirir o par numa casa especializada e não em lojas de moda. Num centro óptico terá a garantia da autenticidade das lentes, da presença de filtros anti-UV apropriados e um adequado aconselhamento em relação ao modelo mais recomendado para cada caso, explica o médico oftalmologista.
  A cor das lentes é igualmente um factor a considerar. De um modo geral, as lentes castanhas oferecem um melhor contraste e uma melhor qualidade de visão», refere. Depois convém pensar na finalidade do modelo que está a comprar e nos seus materiais. As lentes de vidro são mais pesadas e correm o risco de partir, pelo que as lentes de material orgânico são preferíveis.

Qual o melhor modelo?

  Segundo especialistas, existem várias características que devem ser notadas para a escolha do seu óculos solar. Deve- se avaliar formato do rosto, cor da pele e cabelo, tipos físicos, etc.

   - Formato do rosto


Cada formato de rosto ganha beleza e equilíbrio com um determinado tipo de armação Para um rosto redondo recomendam-se armações quadradas porque as linhas retas ou semi-retas, pois suaviza e alonga o rosto. Rosto em formato triangular invertido evite formatos grandes ou que enfatizam a testa. Modelos sem armações são ótimas opções. Opte por armações estreitas.
Para rosto com formato quadrado prefira aros com os retangulares e lentes com corte de nylon (sem armação embaixo) para suavizar o rosto. Já o rosto com formato oval combina com qualquer formato de armação. E para rosto alongado os esportivos ou de tamanho maior combinam, fazendo com que ele pareça mais arredondado.
A armação nunca deve encostar no rosto, nas peles mais sensíveis causa lesões e marcas.

      - Cor da pele
Para cada tom de pele existem igualmente armações mais indicadas. Se a sua tez é pálida experimente armações mais discretas ou com um toque de rosa ou âmbar. Padrões tipo tartaruga ficam bem a quem tem pele clara e também as armações azuis ou verdes claras tendem a dar cor às bochechas.
A pele mais morena fica favorecida com armações douradas ou metalizadas.
As armações âmbar (muito em voga) ficam igualmente bem, já o preto pode resultar demasiado pesado em rostos bronzeados.
 
    - Cor do cabelo
Para loiros/loiras as armações devem ser em tons escuros e coloridos, armações douradas. Morenos e morenas todas as cores caem bem. Negros tons âmbar, armações em metal preto envelhecido. Para ruivos tons preto, vinho e vermelho ‘’Ferrari’’
  
   - Tipos físicos

Estatura baixa
As pessoas de estatura baixa devem ter muito cuidado na escolha dos seus óculos, pois senão, os mesmos vão se tornar verdadeiros “elefantes” no rosto, deixando sua aparência mais carregada, dando a impressão de que você está escondida dentro deles. Os modelos adequados são os menores deixando o rosto livre, muito mais suave. As cores podem ser exploradas. Peças muito grandes e exóticas vão te deixar ainda menor.
Estatura alta
Este tipo físico já pode explorar peças maiores. Uma pessoa alta, tem a seu favor a sua postura esguia que favorece totalmente um visual mais glamouroso. Por isso arroje nos tamanhos, nas formas.
Pessoas mais ‘’gordinhas’’
As pessoas mais “cheinhas” devem se preocupar para que os óculos não fiquem muito pequenos no rosto, principalmente nas laterais. As hastes dos óculos precisam estar adequadas às têmporas, pois normalmente formam marcas profundas, como “canaletas” na pele. Além de causar ferimentos, provocam dores de cabeça, cansaço, desconforto. O rosto por ser mais largo, como as bochechas são mais salientes, caia de cabeça nas armações que afinem o rosto.
Pessoas Magras
As magrinhas, geralmente são pessoas com traços delicados, portanto modelos leves, sem muito aplique, “clean” seriam o ideal. Os óculos não podem pesar, eles devem compor o look, proporcionando leveza no seu visual, visto que este tipo físico geralmente possui rosto também magro, a maçã do rosto tem traços mais acentuados.
Carecas
Neste caso, temos uma imagem que falta um complemento, que são os cabelos. Para ajudar na composição do contorno do rosto, o conselho é investir nos óculos arrojados, com atitude, posicionando bem no centro do rosto.
Barba, bigode e calvanhaque
Prefira os óculos três peças com anti-reflexo. Fuja dos aros marcantes, você já tem algo para chamar atenção no seu rosto. Se você colocar peças muito pesadas ficará com uma aparência carregada, enfeitada demais. A barba, o bigode ou o cavanhaque deixa o seu estilo com características fortes, sendo assim aliviar nos modelos dos óculos é a melhor saída.
Franjas
As mulheres devem tomar muito cuidado com a escolha da peça, para não acontecer de "amassar" a franja, na hora de vestir os óculos. Desta forma não escolha óculos muito altos, que cubram as sobrancelhas, o apoio do nasal neste caso, é ainda mais importante, pois este apoio é que interfere para que os óculos não levantem no rosto, chegando a dar uma distância péssima entre o rosto e a armação e por conseqüência ultrapassem a franja.
Sobrancelhas
As sobrancelhas são responsáveis por grande parcela de nossa expressão e, por isso, nunca deveriam ficar escondidas pela armação dos óculos. As sombrancelhas ficam sempre aparentes e as armações devem ficar cerca de 3 milímetros abaixo delas.
Cores de olhos, cabelos e pele: os discretos devem escolher óculos com armação de tonalidade próxima à da pele. Os mais ousados podem apostar nos contrastes e brincar com as cores. Você também pode combinar a cor dos óculos com a cor de olhos ou cabelos.
  






Nenhum comentário:

Postar um comentário